15 abril 2022

Jon Kent se abre para a mãe e Taylor e Tormey discutem o corajoso marco do herói, a surpresa sobre Jay, e o cabelo de Jon


 O escritor Tom Taylor e o artista Cian Tormey de Superman: Son of Kal-El falam das reviravoltas da edição #10, incluindo o papel central de Lois Lane e a história de "saída do armário" de Jon Kent.

Escrito por Tom Taylor e atualmente desenhado por Cian Tormey, Superman: Son of Kal-El explora uma versão jovem e cheia de vida do Homem de Aço. Durante uma época em que o Superman está ocupado cuidando de assuntos cósmicos, seu altruísta filho Jon Kent se apresentou para proteger Metrópolis e o mundo. Ao longo de Superman: Son of Kal-El até agora, Jon enfrentou eventos cataclísmicos, políticos decadentes, desastres naturais e muito mais, mas a edição #10 destaca um dos movimentos mais corajosos do herói até agora — revelar que ele e Jay Nakamura estão namorando para sua mãe, Lois Lane.

Durante uma entrevista exclusiva com o site CBR, o artista Cian Tormey mergulhou neste momento crucial na história de Jon Kent e como ele e Tom Taylor o abordaram. A dupla também sugeriu o que está por vir com o gancho do enredo de Jay possivelmente como um inimigo e deu a entender que, embora uma revelação sobre Jay esteja chegando, provavelmente não é o que os leitores pensam que é.

CBR: Cian -- antes de mergulharmos em spoilers, eu adoraria saber qual painel ou painéis foram seus favoritos em Superman: Son of Kal-El #10.

Cian Tormey: Essa é uma ótima pergunta. Não é uma resposta fácil porque, muitas vezes, quando estou trabalhando na edição, obviamente, há painéis diferentes dos quais me orgulho muito e coisas que me entusiasmam enquanto os desenho. Mas muitas vezes penso: "O que vou postar no Instagram?" Muitas vezes, e para ser justo, isso também é culpa de Tom, porque ele continua colocando todos esses momentos muito legais em cada uma das edições — mas eu não sei. Eu acho que se havia apenas uma coisa que eu postei que perguntei aos caras, foi o momento de Dick e Bab onde eles estão debruçados um sobre o outro no computador. Eu amei aquele momento. Mas há cinco páginas que aconteceram na Irlanda [N/T: país natal de Tormey], e eu não postei nenhuma delas porque não pude, e depois há todas as coisas de Lex Luthor e Lois Lane. E então, obviamente, há o momento em que Jon fala com Lois sobre sua sexualidade e eu também não poderia postar isso. Então não sei a resposta. Há simplesmente várias!

Vimos muitas versões de Lex Luthor em todo o Universo DC e, nesta HQ, ele é mais um empresário/político decadente. Com esta edição especialmente, o que você queria ter certeza de encontrar com sua representação de Lex?

Tormey: Eu recebo esses scripts onde Lex e Bendix estão conversando um com o outro, e temos basicamente megalomaníacos ousados ​​conversando um com o outro. Então eu tenho que encontrar uma maneira de ter certeza de que, quando você estiver lendo isso, você entenderá que esses caras não são a mesma pessoa. Eu não quero que você olhe para uma página onde ambos estão nela e você não pode dizer a diferença entre os dois. Uma das coisas que são tão divertidas para mim é conversar com Tom sobre a maneira como caracterizaríamos esses caras enquanto continuávamos, do jeito que eu vejo, Lex Luthor nunca perde a calma. Ele é o profissional consumado.

Bendix para mim parece completamente desequilibrado. Ele pode pagar de bom quando está conversando com as pessoas, mas quando está em seu laboratório, onde ele geralmente está, ele é o pior empresário que você poderia imaginar. Eu sinto que quando ele fala com Lex, Lex nunca vai encontrar esse tipo de energia caótica. Então, quando eu recebo essas cenas de Lex Luthor — eu já disse isso antes em alguns lugares diferentes, mas eu amo desenhar vilões — eu fico tipo, "Ok, legal. Eu adoro desenhá-lo completamente no controle." Sempre que você vê, certamente na política estadunidense, todos os políticos estão sempre no controle, exceto quando estão tentando excitar a base ou algo assim. E então, quando eu vi que Lex ia dar sua coletiva de imprensa, eu fiquei tipo, "Oh, essa é a única vez que você o verá realmente irritado e animado". Porque não é ele. Ele está fazendo isso para o benefício de para quem ele está atuando, e isso para mim é o yin e yang interessante de como Lex e Bendix são. Acho que seriam opostos. Acho que Bendix estaria lá fora, tentando manter as coisas calmas. Mas então quando você o vê sozinho, ele está apenas espumando pela boca com sua raiva.

Cian, na coletiva de imprensa, vemos o que pensamos ser o Laço da Verdade da Mulher Maravilha que Lois Lane empunha contra Lex. Acontece que não é, mas havia alguma dica visual ou pista que você queria sugerir para os leitores suspeitarem disso antes do tempo ao desenhar esse adereço icônico?

Tormey: Para ser honesto, não era do laço que eu queria desviar a atenção. O que eu realmente queria fazer era -- e Tom disse isso para mim depois que eu coloquei os layouts originais para a edição -- era mais que não queríamos entregar ou deixar muito explícito que essa foi a revelação. Queríamos que Jay fosse a gente na edição quando ele percebesse o que aconteceu. Nós queríamos que ele estivesse lá. O que realmente queríamos fazer naquele momento em particular era apontar que sabemos quem é Lois Lane, sabemos que ela é uma repórter e Lex Luthor criou esta coletiva de imprensa. Então, queríamos encontrar uma maneira de mostrar que não só Lois está de volta a uma área que ela conhece bem, mas que ela ainda está meio à parte disso porque ela ainda é mãe também. Então é por isso que ela veio com seu telefone para tentar trapacear. Como ela também está reportando, mas ela também está separada. É por isso que foi muito bom, então ter essa coisa onde ela chegou com um adereço. Ela tem seu telefone, e alguns minutos depois, ela o guarda. Então a coisa que ela revela é o Laço da Verdade. Essa foi uma das razões pelas quais queríamos que ela fosse uma repórter e uma mãe. Em última análise, ela é a heroína e a fodona de toda a edição. É a edição da Lois. Sim, Jon está passando por sua crise e tudo mais, mas Lois salva o dia. Em última análise, ela é a pessoa que faz Jon se sentir seguro.

Tom -- O Laço da Verdade é um enredo tentador para salvar o dia, mas em Superman: Son of Kal-El #10, temos uma farsa. Por que você escolheu Lois para enganar Lex dessa maneira e que poder você acha que isso dá a Lois?

Tom Taylor: Lex assume que ele é a pessoa mais inteligente em qualquer lugar, mas Lois Lane é a maior jornalista do planeta. E neste encontro de inteligências, Lois definitivamente saiu por cima. Lois é provavelmente a pessoa mais habilidosa do DCU quando se trata de derrubar homens corruptos que pensam que podem se safar mentindo para o público.

Esta história ainda sobre derrotar políticos corruptos também é muito sobre Jon Kent se revelando para sua mãe, Lois Lane. Ao escrever o diálogo em torno desse momento, o que o levou a escolher uma abordagem mais minimalista para falar sobre a bissexualidade de Jon?

Taylor: Acho que não havia nada de minimalista na forma como Jon se abriu. Era mais uma questão de mostrar, não dizer, mas ainda assim exigia coragem. E acho que Cian realmente acertou em cheio nessa cena. Foi uma sobre a qual conversamos muito e fomos e voltamos nessa página para realmente conseguir aquele momento no tom certo. Em termos do momento em si, não acho que nenhum fã de Lois Lane ficaria surpreso por ela reagir ao fato de seu filho se abrir para ela com amor e apoio incondicionais.

Cian, mal posso esperar para falar sobre o momento em que Jon sai do armário para Lois! É uma grande página tão calorosa e bonita do abraço deles. Meu detalhe favorito é como Jon parece feliz e surpreso ao mesmo tempo. Estou curioso, esse painel sempre foi assim? Ou houve outras versões do momento em que você tocou antes de chegar a esta?

Tormey: Houve algumas versões diferentes dele. É um momento tão chave. Obviamente, isso é algo que Tom vem construindo com o personagem há muito tempo. Claro, isso era algo que tínhamos que lidar com cuidado. É difícil quando lhe dizem que você tem uma página e tem que ter toda essa emoção. E eu sei que há emoções que a precedem — temos páginas antes onde estamos configurando onde iremos emocionalmente para esta revelação.

Na verdade, é muito engraçado, Cass[andra Clarke, a repórter do CBR] -- eu esbocei a miniatura e a enviei, mas depois abri uma conversa separada com Tom e fiquei tipo: "É essa emoção que você quer? É para onde você acha que está indo? Eu posso elevar isso..." A certa altura, Tom disse: "Você pode simplesmente virar? E nós viramos. E era muito mais forte. Eu tive que reorganizar todo o layout da cozinha [risos], e da sala de estar nas três ou quatro páginas anteriores, só para ter certeza de que quando ele entrasse na cozinha, o abraço fosse do jeito certo. Então, não só mudamos a página algumas vezes, mas também tivemos que mudar o layout da casa dos Kent para ter certeza de que o abraço funcionou... Estou muito feliz que você sentiu que funcionou.


Foi um toque tão adorável que não foi um momento de diálogo pesado e a página deixou a arte falar por si mesma. Federico Blee arrasou com a coloração. Havia tanto calor que me deu até arrepios!

Tormey: Eu tenho trabalhado com Tom em algumas coisas diferentes até agora, e eu sei o quão importante é para ele quando ele está escrevendo para essas coisas emocionais acontecerem. Fizemos algumas peças diferentes, como houve um momento em Injustice em que o Coringa disse algo sobre chamar os nazistas. Tom é fantástico em criar esses momentos importantes para certos grupos de leitores com os quais eles podem se identificar com o momento... Mas também sabemos que essas são as coisas que esperamos que, se fizermos nosso trabalho direito, sejam aceitas e compartilhadas.

Quando desenhei isso, lembro-me de dizer ao Tom: "Acontece na cozinha, mas não vou desenhar uma cozinha porque quero que as pessoas aproveitem este momento e possam compartilhá-lo para que fique livre até mesmo do contexto porque é importante que as pessoas possam se identificar com ele." Então, você notará nessa página, em particular, que é uma das únicas vezes em toda a edição em que se foi de um lugar para o outro. São apenas os dois compartilhando o momento e então isso volta para a casa. Então, não há nada lá. É livre de toda a narrativa para que as pessoas saibam que esses são momentos importantes, independentemente do contexto da história. Essas imagens podem existir por si mesmas.

Eu tenho que dizer que Federico é simplesmente incrível. Ele é absolutamente incrível. Ele é um dos meus coloristas favoritos... Mal posso esperar para vocês verem o que ele está fazendo em Superman: Son of Kal-El #11 também. Há alguns belos momentos nele, e ele é simplesmente brilhante. Parece que... Você se lembra dos filmes originais do Superman onde é colorido, um suculento tecnicolor? Parece isso. Ele é bom demais!

Falando das cores vibrantes da HQ — que se encaixam perfeitamente porque é Jon Kent, ele é jovem, curioso e excitável — após esse momento crucial, temos o sombrio Batman entrando em campo. Eu simplesmente amo o contraste entre eles!

Tormey: Sim, é o sonho... Recebi o roteiro e estou lendo isso. Mandei um e-mail para os caras logo depois dizendo: "Estou na minha cozinha gritando: 'O que está acontecendo? Tom, o que você fez?'" Então sim, eu entendo completamente. Eu li esse script antes de desenhá-lo e eu estava uivando na minha cozinha dizendo: "O que Jay fez?" Mas eu não vou te contar.

O que eu fiz logo antes de vir para Superman foi Nightwing Annual 2021 #1. O plano era eu trabalhar em apoio ao Bruno Redondo que é um cara incrível e amigo meu. Eu deveria ajudá-lo com o Asa Noturna, e então Tom me pediu para ir para Superman. Uma das decisões que tive que tomar foi: "Será que eu quero ir à frente do mundo legal e arenoso de Gotham para o mundo realmente limpo de Metrópolis". Eu estava tipo, "Sim". É um desafio artístico sair do estilo mais sombrio e entrar neste mundo realmente brilhante, onde tudo tem que acontecer ao sol porque é o maior desinfetante, e o Superman é a força do bem no mundo. E então você tem alguns problemas, e Batman volta e isso muda tudo. E eu posso desenhar o Batman novamente. E ele muda cada cena em que ele está, certo?

Sim! Ele traz esse peso para esse momento lindo e eu fico tipo, "Ugh, Batman -- sai daqui!"

Tormey: Sim, eu sei! [risos] Até Jon fica tipo, "Como diabos você chegou aqui?" Estamos tendo um belo momento, e a única coisa que muda é: "Merda, o Batman está aqui". Isso muda a energia de tudo, e é muito divertido. E é por isso que eu amei a última página onde eles têm que entrar no Batplano. Mesmo apenas geograficamente, eles estão muito separados de Metrópolis. Eles estão nesse tipo intermediário de espaço purgatório onde Batman está agora no controle e entram no ambiente de Batman. E a primeira coisa que ele diz é: "Você não pode confiar em Jay Nakamura." É tipo, "Ah, não!" É tão bom. Sim, isso foi muito divertido. Construir até isso foi super legal.

Tom, é uma brincadeira que Jon não consegue ouvir o Batman chegando -- apesar de sua super audição e habilidades -- e isso é algo que incomoda Jon. Como você acha que o Batman é capaz de ser tão sorrateiro?

Taylor: Ele é o Batman.

Tom, é definitivamente um gancho ter Batman interrompendo um momento de revelação para dizer a Jon Kent para não confiar em seu interesse romântico! É uma jogada ousada que acho que alguns fãs vão adorar, enquanto outros podem apenas querer ver Jon ter um parceiro doce que não tem nada a ver com sua vida de herói. Por que você se inclinou a fazer Jay ter intenções mais misteriosas e potencialmente ser o novo inimigo de Jon?

Taylor: Eu realmente não posso dizer nada sobre isso. Você só terá que ler a próxima edição. Eu vou dizer que tentamos subverter as expectativas ao longo desta série. Nem tudo pode ser o que parece.

Cian, eu sei que você não pode dizer para onde Jay está indo ou não, mas quão frustrante ou divertido -- imagino que seja um pouco dos dois -- é quando você desenha um personagem de uma certa maneira por algum tempo e depois um revelação vem onde você sabe que vai mudar todo o seu comportamento? Se Jay se tornar um inimigo, há algum detalhe que você mudaria para o visual dele?

Tormey: Acho que posso responder à pergunta de maneira ampla porque entendo o espírito da pergunta e há coisas que não posso dizer. É o mesmo que eu estava dizendo quando estou tentando canalizar a diferença entre Bendix e Luthor. Onde você tem essencialmente dois caras carecas, você tem que tentar fazer com que eles se expressem de forma diferente. Obviamente, eles têm pedaços e peças diferentes, como se um deles estivesse de terno e o outro tivesse seus protetores de ouvido tecnológicos. Então, tudo bem, temos significados visuais do fato de que essas são pessoas diferentes, mas você precisa fazê-las se emocionar de maneira diferente. É desesperadamente importante, bem, é para mim. Espero que isso apareça não apenas no meu trabalho, mas em todos os quadrinhos. Toda vez que você cria um personagem, é importante que sua silhueta seja compreensível. Quantas vezes você viu as pessoas falarem sobre a versão de Frank Quitely para Clark Kent e Superman, por exemplo, onde a silhueta de um personagem muda porque a atuação muda? Você tem que ser capaz de entender o espírito do personagem para que, se algo mudar, você se divirta representando como será essa mudança.

Estou desenhando Jon o tempo todo. Uma das primeiras coisas que fiz foi essa página grande onde ele estava completamente encharcado. E ele estava lá olhando para a câmera e Tom disse: "Sim, ele parece um pastor alemão molhado." Você tem esse cachorro molhado parecendo que ele não fez nada de errado, e ele está encharcado, e ele não tem certeza se está com problemas ou não. Mas ele está preocupado. E ele está tipo, "É isso." Uma das coisas até agora é que não vimos Jon ficar com raiva. Estou desenhando algumas coisas que estão chegando perto, mas não parece certo porque ele ainda não está lá. Ele está chegando bem perto. Mas é o mesmo princípio que quando Jay está passando por algumas dessas coisas, pode não ser o que você está pensando.

Mas você verá Jay também passar por esses arcos emocionais. Ele é um personagem rico e diversificado por si só. Não sei se você já tinha notado antes, mas eu me diverti muito com minha biografia no Twitter há muito tempo dizendo que estou desenhando Jay Nakamura e seu namorado para a DC Comics [risos]. A questão é que Jay é uma pessoa tridimensional totalmente realizada, como todos nós. É a história em quadrinhos de Jon, mas ainda é muito a história de Jay. Haverá algumas coisas divertidas que vocês verão muito em breve. Ele definitivamente passará por mudanças como personagem também. Eu não sei se você sabe para onde vai ou quais podem ser suas ideias, mas você certamente verá, espero, se eu estiver fazendo meu trabalho direito, você verá uma boa mudança em quem ele é.

Mais um comentário do que uma pergunta, mas podemos falar sobre o cabelo de Jon? Eu amo o quão ondulado e fluido fica quando ele sente que está em seu elemento. É só eu?...

Tormey: Então, quando desenhei a primeira edição, estava trabalhando com Raul Fernandez, que é um grande amigo meu. Ele é brilhante. Tivemos algumas conversas tarde da noite no WhatsApp tipo: "E o cabelo de Jon aqui?" Eu não quero ser muito dramático, mas o cabelo de Jon é quase um personagem por si só. E então eu tenho me divertido muito com o cabelo de Jon porque há momentos para mim em que eu preciso que ele pareça liso, então eu pinto o cabelo um pouco mais liso. Há momentos em que ele está no controle, onde você apenas faz parecer um pouco mais The Fonz -- como se ele tivesse acabado de arrumar o cabelo.

E há momentos em que eu queria que ele se parecesse um pouco mais com o cantor Shawn Mendes. Eu penso bastante nele. Eu não quero colocar isso na cabeça de ninguém, mas há alguns momentos em que eu fico tipo, "Esse cara pode parecer fofo, e então há momentos em que ele parece um chefe". É onde eu coloco Jon às vezes... Não estou baseando Jon em Shawn Mendes ou algo assim, mas o cabelo dele é incrível!

Via CBR.

Nenhum comentário:

Novo Juggernaut (Fanático) é um jovem coreano HAH super do bem!

 A antologia em série Marvel's Voices chega à sua 100ª edição na Marvel Unlimited apresentando a primeira aparição de Justin Jin , tamb...