26 maio 2021

'O Legado de Júpiter': David Julian Hirsh sobre interpretar Blue Bolt


 Parece muito estranho ter sobrevivido a um acidente grave apenas para proclamar: “Mal posso esperar para fazer uma série de super-heróis”, mas ainda mais estranho é o fato de que é exatamente isso que o ator David Julian Hirsch está fazendo agora como Dr. Richard Conrad/Blue Bolt em O Legado de Júpiter (Jupiter's Legacy).

Nascido no Canadá em 26 de outubro de 1973, Hirsch tinha toda a intenção de se tornar advogado, tendo estudado criminologia na Universidade de Toronto. Então ele “tolamente” decidiu se apresentar em um workshop de atuação de verão em Nova York e se viu fisgado. Ele fez sua estreia na TV em um episódio de La Femme Nikita de 1998 e tornou-se regular em séries canadenses como Leap Years, Naked Josh, Lovebites e Hawthorne. Entre 2001 e 2013, ele apareceu em cerca de uma dúzia de filmes. Mas é O Legado de Júpiter da Netflix que é a resposta ao seu pronunciamento indutor de acidentes e, como você pode dizer a partir da entrevista a seguir para o site Den of Geek, seria muito difícil igualar seu nível de entusiasmo sobre o show. (N/T: essa entrevista foi publicada no dia 6 de maio de 2021, um dia antes da estreia da série na Netflix)

Quem é Blue Bolt?

Blue Bolt nos quadrinhos
NOME: Richard Conrad

ALTER EGO: Blue Bolt (no Brasil: Trovão Azul ou Raio Azul)

PODERES E HABILIDADES: Ainda não sabemos!

IMPORTANTE SABER: Membro fundador da União e cirurgião neonatal quando o conhecemos em 1929. Atualmente, Richard não faz mais parte da União e seu destino permanece desconhecido. (N/T: Ele era um homem que amava homens em uma época em que atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo era ilegal nos EUA)

Den of Geek: Qual foi o nível de empolgação para você sobre ser escalado?

David Julian Hirsh: Houve tantas coisas interessantes acontecendo na minha vida durante os três meses antes de ser escalado. Foi a primeira vez na minha vida que disse: “Mal posso esperar para fazer uma série de super-heróis”. Nunca fiz algo assim. Não fez parte dos gêneros com os quais trabalhei, que tem sido a comédia romântica, ou comédia, ou dramas básicos.

Isso é muito específico. O que fez você dizer “Eu quero interpretar um super-herói”.

Assim como o que Richard Conrad de certa forma passa em termos de como eles o encontram e como ele se conecta com o resto da equipe em 1929, eu sofri um acidente em minha própria vida. Algo aconteceu e me salvou, e foi a primeira vez que disse: “Eu absolutamente quero fazer algo enorme, algo maior do que eu, algo espiritual, algo exatamente como um show de super-heróis”.

A próxima coisa que eu sei é que este script aparece e eu soube imediatamente, disse: “Vou entrar e vou viver isso”. E foi tão lindo. Foi uma honra fazer parte disso e foi o momento perfeito na minha vida para receber esse papel.

Qual foi o apelo desse super-herói?

Sempre fui muito atraído pelo poder dos super-heróis, mas também pela vida dupla que eles tinham que levar entre o seu eu privado e o seu eu público. Você vive como um humano, mas também vive como um poderoso super-herói. E Blue Bolt não está apenas vivendo a vida de um cirurgião neonatal, mas também tem outra vida dupla. Ele tem muitas camadas e, como ator, é com isso que eu sonho. Quanto mais camadas você tiver, mais haverá para trabalhar. Quanto mais fundo você vai, mais precisa entender.

Eu sei que a primeira temporada não cobre toda a história em quadrinhos e eu sei que ela está entrando e saindo do tempo, mas como ele muda ao longo da primeira temporada?

Não quero revelar muito, obviamente, mas... há uma evolução em termos de muito disso, é a história de origem em termos de como obtivemos nossos poderes. Definitivamente vamos descobrir tudo isso na primeira temporada. Você definitivamente verá um arco e definitivamente haveria uma mudança, mas eu simplesmente não quero revelar muitos desses detalhes do que você realmente vê.

Eu acho que o que eu amo nisso é quando você tem pessoas normais que de repente ganham esses superpoderes... Não é como o Superman que veio e os teve. É realmente interessante ver pessoas com as quais todos nos identificamos que assumem esses poderes. Acho que cada ator e cada personagem tem uma maneira diferente do que esses poderes vão fazer com eles pessoalmente, em termos de como eles lidam com o poder, em termos de quanto eles acreditam, em termos de quanto eles seguem o código, em termos de todas essas coisas.

Arte conceitual do traje de
Blue Bolt para o seriado
É fortalecedor usar essa fantasia? Emocionante? Embaraçoso? Qual é a sensação quando você tem que colocar esse spandex e ser um super-herói?

É praticamente tudo o que você acabou de dizer exatamente ao mesmo tempo. Nunca experimentei nada parecido até agora em minha carreira. E eu tenho que dizer, eu estava explicando isso para meu sobrinho, e ele está tão animado com isso. Foi exatamente assim que me senti no primeiro dia em que pude vesti-la. Acho que foi a terceira prova e as coisas estavam indo bem, pensei, e estava começando a parecer um super-herói e foi incrível... foi muito divertido e valeu muito a pena. Eu não posso acreditar como cada fantasia parece boa. É muito mais além do que eu esperava. O departamento de figurinos fez um trabalho incrível.

É empoderador?

Sim. Quero dizer, o engraçado é que, você pensa, você ainda não consegue voar. É isso, você acha que pode quando está vestindo e acha que poderia fazer qualquer coisa, mas não, você só está um pouco mais pesado. Mas definitivamente é maravilhoso. É ótimo. Todos deveriam ser capazes de vivenciar isso. Eu posso ver por que isso afeta as pessoas porque você termina o dia, você tem treinado por meses sobre como fazer todos esses movimentos incríveis, esses movimentos de artes marciais e como lutar e trabalhar com os cabos. E você está experimentando todos esses trajes incríveis, e então você vai para casa e você está andando na rua e ainda é ninguém e isso é ótimo. É uma sensação boa.

De volta ao seu lugar.

A identidade secreta. Exatamente. Mas sim, esse é o nosso trabalho como ator, ser constantemente colocado de volta em nosso lugar e lembrar quem somos. Isso é bom.

Você mencionou anteriormente que esta é sua primeira incursão no mundo dos super-heróis. Você está pronto para o escrutínio que esses tipos de programas ficam online com fãs e convenções? Porque isso é como um mundo totalmente novo.

Sim, ele é. Já estive em algumas comic cons. Eu absolutamente amo isso. Eu simplesmente amo a paixão e absolutamente, amo o fato de que eles são críticos de seus heróis. Por que não? Eu também seria. E eu sou. Devemos ser capazes de lidar com as críticas, as boas e as ruins. Eu acho que é divertido. Mal posso esperar por tudo isso. É emocionante.

Eu acho que os fãs vão absolutamente, de tudo que eu sei e tudo que eu vi até agora, eu acho que eles vão absolutamente amar isso. Se você ama histórias de super-heróis, é tão único. O fato de que mostra as diferentes gerações e a extensão épica disso é tão emocionante. Eu não sabia como isso seria feito. E eu estava nervoso no começo, e então eu vi e simplesmente não pude acreditar, os cenários, os figurinos e apenas a maneira como os roteiristas amarraram tudo isso. É tão bom.

A União
Se você fosse descrever o poder desse show para o público, o que você acha que é? Qual é a força motriz deste show?

Eu amo como ele fala sobre os Estados Unidos. Aprendemos sobre a quebra do mercado de ações em 1929. Isso mostra como os EUA evoluíram. Mostra como essas gerações mudaram, como os EUA e o mundo, como a moral mudou e os valores mudaram. Mostra essas diferentes gerações de super-heróis. Ao usar um dispositivo tão incrível como super-heróis e tanta ação e muito entretenimento, acho que vai agradar a um público tão amplo. E, no entanto, não é apenas ação. Não são apenas super-heróis batendo em bandidos. Diz muito sobre o que aconteceu neste país e aonde chegamos, e o fato de que eles seguem um código, mas que a nova geração tem sua própria maneira de ver as coisas.

Acho que realmente diz muito sobre onde estamos hoje e as diferentes gerações. Eu estava conversando com minha vizinha idosa, na verdade ela tem 89 anos, e ela disse que está ansiosa para assistir e que adora programas de super-heróis, mas ela quer que tenha algum significado. Ela quer aprender algo com isso sobre o poder. De qualquer forma, tivemos uma discussão muito boa. Honestamente, acho que ela vai adorar o show, assim como acho que um jovem adolescente vai adorar.

Começamos a entrar em questões filosóficas como: o que é bom? O que é mal? Que maneira divertida de olhar para isso, com esse tipo de pergunta. É isso que é ótimo.

Blue Bolt e seu inseparável consolo bastão do poder
Fantasia e ficção científica sempre foram um grande prisma para examinar nosso mundo de qualquer maneira. Portanto, é uma oportunidade maravilhosa de fazer comentários quantos você quiser e ninguém vai julgá-lo sobre isso.

Exatamente.

O que você espera que o show faça por você e por sua carreira?

Sempre me mantive longe das mídias sociais, mas muitas pessoas estão dizendo: "Oh, você deveria estar nas mídias sociais, especialmente agora porque este é o tipo de programa que as pessoas realmente querem discutir e você deve falar com os fãs sobre isto." Provavelmente irei porque definitivamente quero interagir com os fãs quando se trata desse tipo de show.

A verdade é que sempre amei artes marciais e nunca fui capaz de realmente usar essas coisas em qualquer trabalho. Foi a primeira vez que consegui treinar. Tivemos treinamento antes de começarmos a filmar. Eu adoraria fazer mais desse tipo de coisa, então se isso abrir as portas para mim no mundo da ficção científica, então uau, isso seria incrível. Eu, pessoalmente, amo tanto esse show que espero que dure o maior tempo possível. Tem sido uma experiência incrível ver como é divertido filmar algo assim. Nunca me diverti mais filmando algo. Foi incrível.

Isso permite que você toque em seu senso de infância de brincar de fingir?

Se há uma coisa pelo que me sinto culpado é que não posso acreditar que tenho permissão para me divertir tanto no trabalho. Agora, não estou dizendo que não é difícil. Claro que é um trabalho árduo, mas eu não me diverti muito, apenas rindo e sendo físico. Muito do trabalho que fiz, tem muito tempo sentado nos sets e todas essas coisas. Mas aqui eu gostaria de ir uma hora antes apenas para olhar as coisas que a equipe criou, até mesmo a iluminação, apenas, tudo estava muito além das cenas de tribunal ou de sala de aula em que trabalhei. Obviamente, esse é um mundo diferente de atuação, mas isso era simplesmente inacreditável. Então, sim, eu me sentia como uma criança maravilhada com o que acontecia quase o tempo todo.

E eles te pagam por isso.

Ah pare com isso. É bom demais. Que isso continue para sempre.

Nenhum comentário:

Novo Juggernaut (Fanático) é um jovem coreano HAH super do bem!

 A antologia em série Marvel's Voices chega à sua 100ª edição na Marvel Unlimited apresentando a primeira aparição de Justin Jin , tamb...