24 dezembro 2021

[Entrevista+Prévia] Tom Taylor fala sobre 'Superman: Son of Kal-El', o envelhecimento de Jon Kent, polêmica 'bissexual' e muito mais


 O site Superman Homepage conversou por telefone com o escritor de Superman: Son of Kal-El, Tom Taylor, em um bate-papo exclusivo sobre seu trabalho escrevendo Jon Kent, seus pensamentos sobre a polêmica da sexualidade, o envelhecimento do personagem, rumores da DC substituindo Clark Kent como Superman e muito mais. (Tradução feita pelo dono deste blog)


Pergunta: Como um fã do Superman, eu sei que você sempre quis escrever uma história em quadrinhos do Superman, e ainda que tenha escrito Injustice e DCeased, entre outros, qual é a sensação de dizer que você está escrevendo um dos principais títulos do Superman?

Tom Taylor: É o território do "sonho tornado realidade". É algo que eu sempre quis. Desde que me lembro, sou fã do Superman. Ele é a razão de eu fazer isso. Particularmente o filme do Superman de 1978, foi isso que me colocou nessa jornada. Anos e anos atrás, eu tinha a Superman Homepage como um de meus favoritos que verificava todos os dias.

P: Superman: Son of Kal-El tem sido o foco de muita controvérsia nos últimos meses, com Jon Kent revelando-se bissexual. Você ficou surpreso com o nível de foco que a história e você mesmo receberam?

Tom Taylor: Olha, sim e não. Quer dizer, era uma daquelas coisas, sabíamos que ia chamar a atenção. Acho que foi muito importante que dissemos que, desde o início, não faríamos isso na edição um. Que isso seria parte dele, mas não seria inteiramente sobre o personagem. Queríamos que isso fosse algo que estabelecêssemos Jon Kent como Superman e depois ele se revelasse, não "DC Comics cria Superman bissexual". Nós arranjamos dessa forma. Não foi desde o início. Mas em termos de atenção que recebeu, sim, sabíamos que seria notícia, mas não tenho certeza se alguém estava preparado para quantas notícias seriam.


P: Como australianos, não somos tão politicamente carregados quanto nossos amigos estadunidenses parecem ser, onde as inclinações políticas quase definem quem eles são. Tem sido um desafio para você navegar por todo o campo minado "SJW"/"Go Woke, Go Broke"?
(N/T: SJW ou "Social Justice Warriors" = "Guerreiros da Justiça Social" / "Go Woke, Go Broke" seria mais ou menos "botou justiça social no meio, faliu")

Tom Taylor: Acho que o sentimento "Go Woke, Go Broke" é meio divertido, considerando que cada edição esgotou. A edição esgotou duas vezes. A edição #5, que é a edição em que o beijo aconteceu, teve vendas sem precedentes, superando a edição #1, então acho que "Go Woke, Go Broke" não é certo. Eu obviamente não vejo dessa forma. Esta é apenas a história que estamos contando. A ideia de que isso é de alguma forma incomum não chega a ser computada para mim ou para qualquer um dos meus amigos ou parentes "LGBTQ".

P: Então, com isso em mente, por que você decidiu que Jon Kent se concentrasse em questões políticas e fizesse com que ele enfrentasse problemas sociais, coisas das quais o pai dele sempre se manteve afastado nos últimos anos?

Tom Taylor: Você volta para Action Comics #1 (N/T: Primeira aparição do Superman, em 1938), e eu voltei antes de começar a escrever, e Superman era uma figura muito radical. Quero dizer, sua primeira edição, ele está lidando com a violência doméstica, ele arranca a porta de uma mansão do governador para entrar e derrubar uma condenação injusta. Ele está lutando contra a corrupção. Diz na primeira edição que ele é um campeão dos oprimidos. Portanto, realmente não é uma grande diferença para Superman: Son of Kal-El lidar com os problemas de hoje. Assim como seu pai fez desde o primeiro quadrinho em que ele apareceu.

P: Jon continuará a ser chamado de "Superman" no futuro ou você planeja diferenciar entre Clark Kent Superman e Jon Kent Superman? Pode ficar muito confuso ao discutir os dois.

Tom Taylor: Não, olha, por agora ele é o Superman. Seu pai está no Mundo Bélico enfrentando a "Warworld Saga", então este é o Superman da Terra. Bem como você tem Miles Morales e ele é o Homem-Aranha e Peter Parker também. Faremos a mesma coisa aqui.

P: Recentemente, você assinou um contrato exclusivo com a DC. É algo pelo qual você tem se esforçado ou a DC decidiu que queria mantê-lo para si?

Tom Taylor: É apenas uma daquelas coisas que meio que surgiu. Obviamente, temos gostado muito do relacionamento e eu tenho gostado muito de todas as histórias que contamos, e a DC também, obviamente. Entre DCeased, Superman, Nightwing e agora Dark Knights of Steel, tivemos algumas histórias de muito sucesso, muito emocionantes e divertidas. Portanto, a ideia de fazer mais com a DC fazia muito sentido.

P: Com o novo contrato assinado, isso significa que você estará a bordo como escritor de Superman: Son of Kal-El em um futuro próximo ou você tem outros planos?

Tom Taylor: Definitivamente em Superman: Son of Kal-El pelo tempo que eu puder. É uma ótima HQ e estou me divertindo muito. O mesmo com Nightwing. Não há planos a não ser permanecer neles e criar uma grande história enquanto podemos. Obviamente, as vendas estão aí, então isso é realmente empolgante.

P: Houve um pouco de reação da fanbase de Jon quando foi decidido envelhecê-lo rapidamente e torná-lo um jovem homem em vez de mantê-lo como um menino. Eu sei que você não estava necessariamente envolvido nessa decisão, mas o que você diria a esses fãs?

Tom Taylor: Eu entendo que alguns fãs se sentiram um pouco perdidos ali. Particularmente fãs que leram Super Sons por anos. Meu próprio filho era um deles. Ele é um grande fã de Super Sons. Foi ele quem me convenceu a usar os dois em DCeased. Ele fez todas as negociações comigo e disse: "Papai, leia isso. Ambos precisam estar no seu quadrinho". Eu digo "Ok". Eu entendi totalmente. Tudo o que (Peter) Tomasi, Jorge Jiménez e Pat Gleason fizeram nessas HQs foi fantástico. Mas acho que muitas pessoas que resistiam a essa mudança voltaram agora que viram o que Jon está fazendo agora e o que não poderia ter sido feito se ele ainda fosse um menino de 10 anos. Então, acho que conquistamos muitas dessas pessoas e acho que isso nos dá a oportunidade de contar essa história. Quem sabe o que acontecerá no futuro.


P: O que você diria aos fãs que estão preocupados que a DC está planejando ter Jon substituindo seu pai como O Superman daqui para frente?

Tom Taylor: Eu vejo esse boato o tempo todo e acho isso engraçado. Se você olhar ao meu redor agora, há apenas estátuas, bustos, brinquedos do Superman/Clark Kent ao meu redor, por todo o meu escritório. Clark tem sido meu herói, e tem sido o herói, e é o herói para tantas pessoas. Ele continuará a ser. Phillip (Kennedy Johnson) está fazendo um trabalho incrível em Action Comics, o que não vai mudar. Clark Kent, no que me diz respeito, não vai a lugar nenhum. E eles certamente não me disseram nada.


P: A Warner Bros. Animation deve lançar seu primeiro filme de animação em CG [computação gráfica] intitulado Battle of the Super Sons em 2022. Suponho que contará com Jon Kent e Damian Wayne. Você está envolvido neste projeto? E, se não, o que você acha disso?

Tom Taylor: Não, não estou envolvido. Minha opinião é que isso é ótimo. Eu sou um grande fã dos Super Sons. Obviamente, escrevi eles através de todo DCeased, DCeased: Hope at World's End, eu realmente amo a dinâmica que eles têm, e é uma dinâmica que continuamos em Superman: Son of Kal-El agora. Obviamente tivemos Damian na edição #1 e você vai vê-lo novamente muito em breve, porque eu amo a amizade que eles têm e essa camaradagem, e a maneira como eles se bicam. É realmente divertido. Estou feliz que mais pessoas possam experimentar isso por meio desse filme.

P: O que você pode nos dizer sobre as próximas edições de Superman: Son of Kal-El sem revelar nenhum spoiler?

Tom Taylor: Nós criamos algumas grandes histórias e certamente criamos uma grande rivalidade com Henry Bendix na Ilha de Gamorra, e você verá que isso vai chegar à tona. Algumas coisas importantes acontecem. Você vai descobrir mais sobre a história de Jay Nakamura e, com sorte, seguir junto com ele também. Jay e Jon vão se unir um pouco mais para trabalhar com o The Truth e contra Henry Bendix. E vamos descobrir mais sobre seus planos, particularmente na edição #6, você vai descobrir o quão grandes são os planos de Bendix para o mundo. Prosseguindo nas edições #6, #7 e #8, você perceberá o quão grande é essa história.

P: Jon tem um crossover com Asa Noturna em breve, o que os fãs de ambos os personagens podem esperar nele?

Tom Taylor: Estabelecemos em uma edição de Nightwing que Asa Noturna (Nightwing) sempre viu o Superman como um guia e um mentor, e Dick pede ajuda a Clark quando está tentando decidir o que fazer em Blüdhaven. Superman diz a ele que ele basicamente dá conta, mas diz a ele que está indo embora por um tempo, e se ele pudesse cuidar de seu filho enquanto ele estiver fora, ele não poderia pensar em um cara melhor e um mentor melhor, e obviamente Asa Noturna fica muito tocado com isso porque Superman é seu herói. Então você vai ver isso cumprido. Você vai ver Asa Noturna ir para Metrópolis, e ele e Jon se unindo, e justamente quando Jon mais precisa dele.

P: Há algo que você gostaria de passar para os fãs para finalizar?

Tom Taylor: Só que continuem com a gente. Espero que vocês estejam gostando de Superman: Son of Kal-El e de Dark Knights of Steel também. Há alguns grandes momentos de Superman e Supergirl surgindo nisso. E obrigado por ler.

Muito obrigado à DC Comics por organizar a entrevista e a Tom Taylor por reservar um tempo de sua agenda lotada para conversar com a Superman Homepage.


Nota do Tradutor: Bem, pus aqui apenas os trechos da entrevista que importam para o blog, aqueles sobre Jon Kent/Superman. Se você quiser ler a entrevista completa (em inglês), acesse o site Superman Homepage. A seguir, você fica com algumas páginas de Superman: Son of Kal-El #6, prevista para ser lançada em 4 de janeiro de 2022.

Nenhum comentário:

Novo Juggernaut (Fanático) é um jovem coreano HAH super do bem!

 A antologia em série Marvel's Voices chega à sua 100ª edição na Marvel Unlimited apresentando a primeira aparição de Justin Jin , tamb...