03 janeiro 2022

Como o novo Aquaman HAH está sendo reintroduzido por um escritor negro 'hétero'


 O super-herói da DC Comics Aquaman foi sujeito a gerações de piadas fáceis — ele é o super-herói que (supostamente) fala com peixes. Mas ele está recebendo uma nova avaliação com filmes de sucesso, aparições animadas e agora uma reintrodução de uma versão mais jovem do personagem. Aquaman: The Becoming apresenta Jackson Hyde, um jovem super-herói HAH negro atualmente conhecido como Aqualad. Ele faz parte dos esforços da DC Comics para diversificar sua linha de publicação, criando uma nova geração de heróis diversos, de um Batman negro a um Superman que também ama o mesmo sexo.

Enquanto o personagem de Jackson Hyde já existe há um tempo, incluindo uma versão dele desempenhando um papel importante como líder HAH da Liga da Justiça no popular desenho animado Young Justice, o escritor Brandon Thomas teve a chance de lidar com ele pela primeira vez como parte do crossover Future State da DC. O evento Future State foi pensado como um olhar para o futuro em potencial para os personagens da DC, mas nem sempre esteve em andamento até os quadrinhos começarem a estabelecer essas possibilidades diretamente. Agora Thomas está guiando a versão atual do personagem em direção a esse futuro em Aquaman: The Becoming com a equipe de arte de Diego Olortegui, Wade Von Grawbadger e o brasileiro Adriano Lucas.

Thomas (foto) teve liberdade para escrever Jackson Hyde para o Future State porque ninguém havia feito muito com ele quando adulto. Agora ele pode configurar aquele futuro potencial que criou com uma oportunidade que nunca imaginou. Thomas é negro e, embora ele próprio não faça parte da população DSR ([da] diversidade sexual e romântica — ou, como a maioria prefere chamar, "LGBTQ+"), ele se sentiu conectado com Jackson Hyde emocionalmente.

"Sempre achei que personagens negros e pardos deveriam ser retratados de uma maneira que às vezes não são nos quadrinhos, então isso é uma grande coisa para mim. Há algo sobre Jackson que não é feliz, mas há algo alegre e apreciativo — e eu quero que isso apareça na obra também", disse Thomas ao LAist. "Há coisas sobre Jackson que eu pessoalmente não tenho experiência, mas tento estar sempre muito atento e muito cuidadoso com as emoções, independentemente de parecer ou não honesto."


Essa atenção à honestidade surgiu em uma discussão sobre uma cena em uma das edições. Em um rascunho prévio, Jackson e outro personagem se beijam.

"Durante o processo, foi tipo, isso não está certo — emocionalmente, simplesmente não faz sentido para este momento", disse Thomas. "Você quer fazer as coisas porque a história exige. Pessoalmente, às vezes sou muito desafiador por natureza. E isso leva a 'isto está aqui porque a história dita que precisa estar aqui ou este é um momento emocionalmente honesto', ou 'isto está aqui porque eu estou apenas tentando provar às pessoas que não temos medo de fazer isso'?"


Enquanto Thomas está animado pela representação andrófila negra, ele não guarda momentos que mostram a sexualidade de um personagem em que ela não parece verdadeira para ele. Quando Thomas escreveu Jackson em Future State, ele também escreveu a filha do Aquaman, Andy, também conhecida como Aqualass, que é uma adolescente DSR (na HQ da Liga da Justiça do Furute State, ela namora o novo Flash, Jess Chambers, que se diz "não-binário"). Mas na linha do tempo atual, ela é apenas uma criança, que ainda não descobriu sua sexualidade. Thomas promete que ela ainda tem um grande papel a desempenhar ao lado de sua mãe Mera, mesmo como um minúsculo bebê.

A primeira edição é um dia na vida de Aqualad, desde grande ação e treinamento com o atual Aquaman e sua esposa Mera, até seu relacionamento com sua cidade, sua família, sua equipe de super-heróis e Atlântida. A arte em The Becoming é dinâmica, cheia de movimento, cores vivas e o uso da água, proporcionando vistas espetaculares e permitindo que os artistas explorem a fisicalidade dos personagens de maneiras únicas.

"Sempre quero sentir que vale a pena o tempo [dos artistas]. Porque eu sei que, fisicamente, leva muito mais tempo para ilustrar histórias em quadrinhos do que para escrevê-las — embora escrevê-las não seja fácil", disse Thomas. "O investimento de tempo é diferente. Eu sempre quero que os roteiros sejam bem pensados ​​e desenvolvidos, e que sejam tipo, 'Você pode me dar seis semanas do seu tempo para fazer algo incrível?'"

Pela maior parte da edição, tudo está transformando Jackson.

"A questão de merecer — e o que Jackson merece, o que qualquer um de nós merece — é uma grande coisa nessa HQ daqui para frente", disse Thomas. "Para mim, ele está se sentindo um estranho, sentindo que talvez não mereça algumas das coisas que tem em sua vida — é uma emoção muito pessoal para mim. Então, eu realmente tento me inclinar para as semelhanças que tenho com Jackson."


O pai de Jackson Hyde é o arqui-inimigo de Aquaman, Arraia Negra, com o personagem sempre sentindo que precisa compensar o que seu pai fez. O tradicional Aquaman já era um estranho, meio humano e meio atlante. Mas Thomas vê Hyde como sendo dez vezes mais, por causa de sua etnia, de seu pai, de sua sexualidade e muito mais. E essa história também verá Hyde tendo que chegar a um acordo com seu pai, até mesmo adotando alguns de seus métodos.

"Essa história é sobre toda essa ideia de 'meu pai era mau e esse é o meu traço definidor — é o que está constantemente me empurrando para a frente'", disse Thomas. "Infelizmente, tenho um... relacionamento interessante com meu próprio pai", disse Thomas. "Então, muitos desses sentimentos, infelizmente, são meus também."

Jackson tenta evitar aqueles sentimentos que ele não quer sentir ou reconhecer. Mas Thomas promete que, ao lidar com isso, a HQ será sobre ele não apenas se tornando totalmente o Aquaman, mas também completamente o Jackson Hyde.

Via LAist.

Nenhum comentário:

Novo Juggernaut (Fanático) é um jovem coreano HAH super do bem!

 A antologia em série Marvel's Voices chega à sua 100ª edição na Marvel Unlimited apresentando a primeira aparição de Justin Jin , tamb...