17 abril 2021

'Supernatural': Destiel (meio que) 'canon' partiu o coração do fandom


 Depois de 15 temporadas e muitos longos anos de fanfictions safadas e sofridas e debates acalorados entre fãs obcecados, Supernatural finalmente tornou Destiel canon.

Destiel é, claro, o par formado por Dean Winchester e Castiel, o anjo. Eles têm sido por muito tempo (tipo, muito tempo) um ship  favorito dos fãs, um que foi provocado e sugerido várias vezes durante as temporadas de Supernatural (Sobrenatural no Brasil). Mas também tem sido controverso, com muitos, muitos debates pelo mundo virtual e físico sobre as verdadeiras intenções dos escritores do show.


A provocação também costuma ser chamada de queerbaiting — um termo que significa dar um gostinho para os fãs DSR ([da] diversidade sexual e romântica), mas nunca se comprometer totalmente para não incomodar ninguém.

Então, quando o show se aproximava do final em novembro de 2020, ele deu aos fãs o que eles queriam. Bem, mais ou menos.

No episódio 15x18, Castiel entre lágrimas declarou seu amor por Dean em uma cena que foi um verdadeiro soco no estômago (no bom e no mau sentido) para os amantes de Destiel.

"Você sabe, desde que nos conhecemos, desde que eu tirei você do Inferno... Sabia que você me mudou. Porque você se importava, eu me importei. Eu me importava com você. Eu me importava com Sam, me importava com Jack... Eu me importei com o mundo inteiro por sua causa. (sorriso triste enquanto uma lágrima rola pelo rosto) Você me mudou, Dean", disse Castiel a Dean.

Então, quando Dean pergunta por que parece que Castiel está se despedindo ("Por que isso soa como um adeus?"), Castiel diz: "Porque é. Eu amo você." "Não faça isso, Cas." "Adeus, Dean."

Em seguida, ele é puxado para uma dimensão do tipo inferno-mas-pior e morre, deixando Dean soluçando entre lágrimas no chão.


Mas por mais que isso tenha sido uma declaração de amor, muitas pessoas ficaram completamente insatisfeitas.

Primeiro, há o fato de que Dean não reagiu à declaração de Castiel, tornando a coisa toda muito unilateral e muito típica da masculinidade bem hétero de Dean. Também perturbador é que Castiel foi morto imediatamente após sua confissão, em um exemplo impressionante do tropo "enterre seus gays" ("bury your gays"). De todos os ships do mesmo sexo, este para muitos foi muito decepcionante, mas sem sombra de dúvida o momento realmente foi muito importante para qualquer pessoa que faça parte do fandom.


Supernatural
tinha ainda dois episódios pela frente, incluindo um final de duas horas, então ainda havia uma chance para o show se redimir. Mas, se você assistiu até o final, então você sabe o que não aconteceu, ainda que Castiel tenham sido trazido de volta à vida por Jack, o novo Deus, e trabalhasse ao lado dele na reconstrução do Céu, para onde Dean foi no final.

Enfim, de volta para as fanfics. Lá o final de Destiel é muito melhor.


Fonte

Nenhum comentário:

Novo Juggernaut (Fanático) é um jovem coreano HAH super do bem!

 A antologia em série Marvel's Voices chega à sua 100ª edição na Marvel Unlimited apresentando a primeira aparição de Justin Jin , tamb...